Matéria sobre Velas USADAS
A FFVL (Federação Francesa de Voo Livre) publicou uma matéria sobre Velas (Velames, Asas Flexíveis) USADAS
Vai comprar uma vela usada ?
Vamos evitar as armadilhas.
Você está pensando em comprar seu primeiro parapente, adquirir um mais eficiente ou simplesmente atualizar seu equipamento ?
Hoje em dia, sites especializados e redes sociais estão repletos de ofertas mais ou menos atraentes de parapentes usados para venda entre particulares.
Considerando o preço de um equipamento novo, comprar um parapente usado pode ser uma solução relevante se o equipamento adquirido atender às suas necessidades e se a relação custo-benefício for economicamente atrativa!
Claro que, de acordo com os vendedores, a vela deles está muitas vezes em excelentes condições, voou muito pouco, foi perfeitamente conservada, guardada longe dos raios UV, nunca viu areia e nunca teve um SIV ou foi danificada... Nessa "maquiagem" que repete todos os defeitos do mercado de carros usados, como você pode se orientar ?
Antes de procurar uma vela, você precisa definir claramente a categoria ou certificação que está procurando.
Vela certificada EN (A, B, B+, C ou D), vela de competição, vela acro, mini vela, vela leve ?
Seja objetivo nesta escolha e não dê ouvidos à cantiga de sereia que diz que uma vela um pouco acima das suas habilidades técnicas permitirá que você progrida mais rápido! Isso é falso e propenso a acidentes.
Somente uma vela que corresponda bem ao seu nível de pilotagem permitirá que você alcance o desempenho que corresponde às suas ambições !
Depois de decidir a categoria, você precisará escolher alguns modelos que correspondam às suas expectativas. A imprensa especializada e os sites estão cheios de avaliações que ajudarão você a direcionar melhor sua busca. Aí sim, o trabalho de selecionar os anúncios pode começar !
O melhor conselho que podemos dar é ser extremamente rigoroso. Nesta área, as recomendações federais são apenas o mínimo.
O ParachecK® é hoje uma carta de qualidade, resultado de vários anos de trabalho entre a FFVL e um grande número de profissionais voluntários e especialistas nesta área. Ele define com precisão as tarefas de verificação a serem realizadas, lista os resultados das medições a serem fornecidos no relatório de revisão e, acima de tudo, harmoniza a avaliação dos resultados de acordo com um algoritmo preciso.
O relatório de revisão exibe então uma avaliação do estado geral da vela padronizada. Os resultados obtidos são, portanto, comparáveis entre as oficinas que aderem ao ParachecK®. Relatórios de revisão diferentes do ParachecK® sofrem com a falta de referências claras e precisas, o que gera pouca confiança nas avaliações expressas.
Da mesma forma, se o relatório não for recente (menos de 3 meses), passe para o próximo anúncio! Você não terá garantia do que a asa vivenciou durante esse período, enquanto o ideal seria ter certeza de que a asa não voou desde a revisão.
Se você tem um relatório de avaliação recente do ParachecK®, agora você precisa decifrá-lo um pouco !
Em primeiro lugar, deve-se considerar o estado geral da vela. Este valor é o menor valor resultante da inspeção visual e da inspeção mecânica, assumindo que a inspeção geométrica (também chamada de trimagem) esteja OK. Este valor é expresso em 6 níveis diferentes: "Novo", "Muito bom estado", "Bom estado", "Aceitável", "Limitado" e "Reforma". Na verdade, existem apenas 4 casos a serem considerados:
A vela está em “ muito bom estado” e a cor combina com você… Discuta o preço com base no mercado, na idade da vela, nos acessórios fornecidos…
A vela está em “ boas condições” , o preço será então um pouco menor do que para uma vela em muito boas condições!
A vela está em condições " aceitáveis" . Você deve então examiná-la cuidadosamente e entender as razões para essa condição. Você deve procurar o(s) elo(s) fraco(s). Os detalhes das inspeções mecânicas indicarão a porosidade, a resistência do tecido ao rasgo e a resistência das linhas. Você deve entender se a instalação de um novo cone pode, a longo prazo, melhorar a avaliação da vela. Não hesite em entrar em contato com sua oficina ParachecK® e apresentar o relatório para obter detalhes ou aconselhamento!
A vela está em condição " limite". Tenha cuidado, mas se a condição limite for devido apenas à resistência das linhas à ruptura, a instalação de um novo cone pode elevar a condição geral para um nível aceitável ou superior. Nesse caso, e somente nesse caso, você pode conseguir um bom negócio negociando o preço e planejando substituir o cone da linha o mais rápido possível, pois o prazo é curto. Em todos os outros casos, fuja !
O estado geral da asa permite definir o prazo para a próxima inspeção periódica Paracheck®, que é atingido no primeiro prazo de uma duração ou número de horas de voo:
Se o status geral for LIMITE, 3 meses ou 25 horas.
Se a condição geral for ACEITÁVEL, 1 ano ou 50 horas.
Se a condição geral for BOA, 2 anos ou 100 horas, a menos que contradito pelo manual de voo da asa em questão.
Se o estado geral for MUITO BOM, 2 anos ou 150 horas, a menos que haja uma contradição com o manual de voo da asa em questão.
É fácil entender por que é melhor comprar uma vela em bom ou muito bom estado ! Se o estado geral for aceitável, você deve negociar o preço !
Como acontece com qualquer carro, em qualquer caso, faça pelo menos um test drive, observe e inspecione tudo em busca de possíveis defeitos !
Você também deve se proteger contra pessoas espertas que tentam vender uma vela criando relatórios de serviço falsos digitalmente. Felizmente, isso é raro, mas já aconteceu! Em caso de dúvida, você pode verificar a veracidade do relatório entrando em contato com a oficina indicada no relatório e, se alguém tentou enganá-lo, denuncie à oficina e à FFVL.
Se todos esses elementos parecerem muito complicados, um novo serviço profissional pode atender melhor às suas necessidades: a asa do vendedor passa por uma revisão periódica com ParachecK® e o preço de venda é definido sob a supervisão da oficina. A asa é armazenada e não pode mais voar após a revisão. O comprador se beneficia de uma garantia sobre o estado geral da asa. Destacamos esta iniciativa interessante. Ela pode, a longo prazo, ajudar a estruturar melhor o mercado de parapente usado !
🪂