Equipamentos Principais para o Voo Livre de ParaPente/Paraglider

Asa de ParaPente
✓ Asa de Parapente (Parapente ou Paraglider, PG)
Nome Popular: Vela, Velame, Paraca, Parapa.
Função: O Velame de Parapente é o que realmente propicia o voo ao piloto, com o seu formato aerodinâmico ele é classificado através de uma homologação (Segurança e Rendimento) e faixa de peso.
Característica: O velame é produzido com nylon Rip-Stop, tecido muito fino, resistente e leve. Mesmo que este perfure não rasga como os tecidos comuns, pois tem uma trama e urdume reforçados, depois passa por um tratamento de impermeabilização para que uma vez inflado o ar não saia dele. No conjunto, temos também um jogo de linhas resistentes e os freios que equilibram a pressão interna e direcionam a aeronave para onde o piloto desejar.

 

Selete
✓ Selete
Nome Popular: Cadeirinha.
Função: Acomodar o piloto em voo.
Característica: Confeccionadas com material de alta tecnologia e muito resistente, as seletes são projetadas para oferecer conforto e máxima segurança na decolagem no voo e no pouso. Existem vários modelos de selete, desde aquelas para pilotos esporádicos (lazer) como também as seletes especialmente projetadas para pilotos de competição, com menor arrasto para maior performance.

 

Mosquetões
✓ Mosquetões
Nome Popular: Mosquetão.
Função: Serve como ponto de ancoragem da Asa na Selete.
Característica: São feitos de metal (aço ou alumínio) e no formato ideal para conexão na selete e tirantes do velame. Altamente resistentes, suportam bem a ação da força "G" somada a carga alar, onde é especificado através da unidade de medida KN (Kilo Newton).

 

Reserva
✓ Paraqueda de Emergência (Reserva)
Nome Popular: Reserva, Emergência, Segunda Chance.
Função: Acionado em uma Emergência, ele diminui a taxa de queda e tem uma abertura eficaz com pouca altura.
Característica: Para estarmos em total segurança portamos obrigatoriamente  em nosso voo um Paraqueda de Emergência, conforme regra aeronáutica mundial que deve ser seguida. Para uma abertura eficaz, deve-se realizar periodicamente a inspeção e redobragem por um profissional capacitado.

 

Capacete
✓ Capacete
Nome Popular: Capacete, Casco.
Função: Proteger a cabeça do piloto contra eventuais impactos.
Característica: Existem diversos tipos de capacetes. Os mais adequados para a prática do esporte são aqueles com proteção do queixo e fabricados em fibra de carbono ou fibra de kevlar.

 

Radio HT
✓ Rádio Comunicador (HT, onda de 2m) 
Nome Popular: Radinho, HT, Hand Talk.
Função: Fazer a comunicação entre pilotos em solo, pilotos em voo e/ou pessoas em terra, facilitando assim o auxílio na decolagem, no voo, pouso e na localização de condições de voo mais favoráves e pousos distantes.
Características: Os Rádios HTs, que são utilizados no voo livre, normalmente são rádios amadores de uso profissional VHF com onda de 2m, onde os operadores deverão ter uma licença específica para o uso legal deste equipamento.

 

Altivariômetro
✓ Altivariômetro
Nome Popular: Vário, Variômetro.
Função: Informa ao piloto dados sobre sua atura e altitude.
Características: O Vario serve para informar ao piloto, através de apitos e sons, o quanto ele está ganhando ou perdendo de altura em seu vôo e em qual velocidade isto ocorre.

 

Altivariômetro + GPSGPS Autonomo
✓ GPS (Global Positioning System)
Nome Popular: GPS, Posicionador.
Função: Indicar com precisão a posição do portador na Terra.
Características: O GPS é um importante aparelho eletrônico de navegação, que funciona com sinais enviados via satélite. Alguns modelos fornecem dados precisos ao seu portador, tais como velocidade em relação ao solo, rotas pré estabelecidas, bússola e muito mais. É um instrumento muito usado em competições de voo livre.