Validade dos Páraquedas de Emergência (Reservas) “Mito ou Verdade”
Fala-se por aí que um Reserva (Páraquedas de Emergência) tem vida útil de 10anos, Eu Reginaldo Amaral "Baratta" da “Escola Dinâmica do AR” pessoalmente discordo disso.
Assim como uma Asa (Vela, Velame) o Reserva é construído de Tecido e Linhas... e estes também estão sob ação da abrasividade de seu manuseio e das intempéries do Sol (raios UV) e da Chuva.
Não tem sentido, falar que um Reserva está condenado ao seu uso sem antes se fazer um teste de Resistência de Tecido e Resistência de Linhas, já se considerando que o Tecido do Reserva é naturalmente poroso... e não se precisaria fazer um teste específico de porosidade.
Usamos Asas com mais de 15-20anos que passam por Revisão Geral com emissão de Laudo e acusam que estão em plena condição de uso, mesmo que seu projeto e materiais utilizados na fabricação sejam ultrapassados...
e porque não usar os Reservas com + de 10anos de fabricação ? ! ? !
Com estas questões colocadas acima, resolvi falar com o Proprietário e Técnico em Materiais Sr. Ary Carlos Pradi da SOL Paragliders. O mesmo me posicionou da seguinte forma:
SOL - Ary Pradi (SOL Sports): falamos (sobre os 10 anos da validade do reserva) - mas é uma indicação do mercado (o mercado mundial estabelece assim).
SOL - Ary Pradi (SOL Sports): nós dizemos que com aval de inspeções pode chegar a 15 anos - mas é uma extensão fora do habitual - foi pela história.
SOL - Ary Pradi (SOL Sports): mas como tudo, o piloto é responsável por seu equipamento - ele pode usar para sempre, se desejar - só tem que ser informado das informações do mercado.
REFERÊNCIAS
Outros Fabricantes como:
• Advance (SUIÇA) Link Site:
• Nova (Austria) Link Site:
• U-Turn (Alemanha) Link Site:
... usam esta frase:
“Die vorgesehene Lebensdauer des Rettungsgeräts beträgt 10 Jahre. Selbst wenn das Rettungssystem nie aktiviert wurde, empfehlen wir, dass du dein Rettungssystem nach dieser Zeit ersetzt.”
- - - - - - - - - -
[07/01/2021] Ary Pradi (SOL Sports): a expectativa de vida útil do reserva é de 10 anos. Mesmo que nunca ativado, recomendamos que você substitua seu sistema de resgate após esse tempo.
[07/01/2021] Ary Pradi (SOL Sports): expectativa - não é uma afirmação - como disse pode ser prolongado com os devidos cuidados. Recomendamos... - não é uma exigência.
[07/01/2021] Ary Pradi (SOL Sports): então achamos factível chegar a 15 anos - mas quem inspeciona deve ter ciência e capacidade de definir.
- - - - - - - - - -
“Zulässige Betriebszeit: 10 Jahre, danach bis 12 Jahre bei jährlicher Nachprüfung.
3.Conditions of use
Operational lifespan of parachute: 10 years with an inspection every 2 years. For the next three years thereafter, the parachute must be inspected annually.”
“Tempo de operação permitido: 10 anos, depois até 12 anos com inspeção anual.
3. Condições de uso
Vida útil operacional do paraquedas: 10 anos com uma inspeção a cada 2 anos. Nos próximos três anos, o paraquedas deve ser inspecionado anualmente. "
CONCLUSÃO
Como tudo que se refere a aviação desportiva no Brasil é amparado pela lei geral da aviação, o piloto é responsável pelo seu equipamento. A indicação do mercado mundial diz que o Reserva pode ter uma vida útil de 10-15 anos, mas isso é uma indicação do mercado, não uma exigência, pois se o Piloto que voa por conta e risco quiser usá-lo a vida toda, assim poderá, desde que tenha ciência das indicações do mercado / fabricantes, assumindo assim todas as responsabilidades.
Obs.: O problema é que: Não conheço nenhum fabricante de Reservas que apresentam as Resistências mínimas do “Tecido” e nem das “Linhas” utilizadas nos Reservas para se ter como parâmetro de “condenação” do seu uso.
Link de Vídeo que sita a Validade do Paraqueda de Emergência (Reserva)
Partes do Parapente – Última Chance
.