Revisão Geral de Asas Flexíveis, ParaPente (PG) ou ParaMotor (PPG)
ATENÇÃO para Manutenção de sua Asa Flexível
É importante fazermos a Revisão Geral periódica da nossa Asa de ParaPente ou ParaMotor, onde consiste em testes com a verificação de todos os componentes como Tecido (Porosidade e Resistência), Linhas (Resistência e Trimagem), Tirantes (Simetria/Trimagem), Costuras, Ferragens (Oxidação) e Reforços Internos (Perfis).
Normalmente os testes são assim: A Porosidade do tecido é testada em 5 pontos do Extradorso (Top) e 3 pontos no Intradorso (Botton), depois temos o teste de resistência do tecido (Betsometer), reparo de perfurações ou pequenos rasgos no tecido (até 3 adesivos rip stop), teste de ruptura e substituição de até 2 linhas (carga máxima), carga com peso de 10/20 kg nas linhas dentro do mínimo da especificação de cada material e espessura de linha, trimagem das linhas, comparação das medidas (simetria) e por final o preenchimento da ficha de acompanhamento da revisão geral e laudo de inspeção.
...
Entendam que a Porosidade do tecido é apenas a abertura da porta para que sejam feitos os outros testes. O teste da Porosidade é primordial e a partir do momento que uma Asa passa neste teste, será dado a continuidade nos outros testes, APROVANDO ou REPROVANDO o estado geral da mesma.
Em alguns casos, quando as linhas estão com uma baixa resistência indicada pelo fabricante da Asa, é sugerido a substituição geral do set de linhas, para que a Asa seja APROVADA.
A Revisão Geral de uma Asa, deve ser anual e conforme a Asa vai ficando mais velha, as empresas que fazem a revisão, aconselham que esta revisão seja semestral.
Importante se entender que, o aspecto geral de limpeza, tecido sujo, desbotado e linhas encardidas, não é considerado estruturalmente na APROVAÇÃO de uma asa para o voo, é apenas aparência.
Abaixo a Listagem Geral dos PROCEDIMENTOS executados:
✓ Teste de Porosidade em 8 Pontos diferentes da asa (JDC, 5 Pontos Extradorso e 3 no Intradorso)
✓ Teste Resistência de Tecido (Betsometer, min. 700g);
✓ Teste Resistência e Ruptura de Linhas por amostragem (1 Linha do Tirante A e 1 Linha do Tirante B);
✓ Check do Tirante (Simetria) com a lubrificação ferragens;
✓ Check de Linhas, sendo linha por linha;
✓ Check Tecido (Extradorso, Intradorso e partes internas);
✓ Carga nas Linhas para voltar ao tamanho padrão e original (carga de 10 ou 20 kg);
✓ Checagem da Simetria de Linhas;
✓ Trimagem de Linhas (medição de todas as linhas de acordo com a especificação do fabricante);
✓ Emissão de Laudo valido por 1 ano ou 100 horas de voo;
Observações Gerais:
a) O valor para a execução dos serviços, deverá ser consultado na empresa que faz este tipo de manutenção.
b) O Prazo para execução dos Serviços, será de 5 a 15 dias úteis, dependendo do fluxo de trabalho da empresa.
c) No ato da inspeção, tudo que for encontrado no equipamento, seja reparo ou substituição, será apresentado em um orçamento e analisado para assim aprovação e liberação do mesmo pelo proprietário.
d) As informações do laudo irá conter todos os testes, checks, reparos, trocas e estado geral do equipamento.
ATENÇÃO AERODESPORTISTA
A Escola "Dinâmica do AR", tem parceria na revisão de seus Equipamentos de Voo com a empresa WOW Sports de Atibaia/SP, pois considera uma das empresas competentes para executar esses serviços extremamente técnico... por ter como proprietário e supervisor o Sr. Eduardo Borchardt (Duda) que trabalhou na manutenção da fábrica da SOL Sports por mais de 10 anos.
☆
📌 PMA - Rascunho de Pesquisa
Inspeção Periódica Padrão Asas de Parapentes
V_2023_07_1-20231210
📌 SOL Paragliders - Manual de Manutenção
Asas de Parapentes
V 2_3 2024
🪂