Entenda as Diferenças Básicas entre as Categorias mais Próximas no Aerodesporto Aeródinos

O Aerodesportista é aquele que pratica as atividades regidas pelo RBAC-103 RBAC-103 (Regulamento Brasileiro de Aviação Civil)  em aeronaves SEM Certificado de Aeronavegabilidade, enquanto o Piloto Aerodesportivo pratica atividades regidas pelo RBAC-91 em aeronaves COM Certificado de Aeronavegabilidade.

Dentro do Aerodesporto como um todo, temos inúmeras Categorias de Aeronaves Esportivas, sejam Aeródinos (Aerodinamicamente utilizando a "Sustentação") ou Aeróstatos (Aerostaticamente utilizando "Flutuabilidade").

Na Categoria dos Aeródinos, podemos destacar as principais... e para se entender um pouco sobre a diferença entre elas, segue abaixo:
 

Link Vídeo - Regras do Aerodesporto, com Diego Benedetti
(Especialista em Regulação da Aviação Civil - ANAC) RBAC-103 de 01/01/2019

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ParaPente ou ParaGlider (PG), significam a mesma coisa. O ParaPente é um esporte aéreo, onde o prazer de voar com os recursos da natureza o torna indescritível e com muita Facilidade. Com o ParaPente não se salta de avião, decola-se de montanhas e somente se estiver aberto e em condições de voo. Pode-se voar por várias horas,... ganhar altura e percorrer grandes distâncias sem usar motor, além de permitir ampla integração com a natureza.O equipamento é transportado em uma mochila com aprox. 20kg e em voo o Piloto tem total dirigibilidade.

ParaPente - TreinoParaPente - DecolagemParaPente - Voo

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ParaMotor, Powerglider ou PowerParaGlider (PPG) - ParaPente com Motor, significam a mesma coisa. O ParaMotor é um esporte aéreo, derivado do ParaPente, porém com motorização, tornando-o com mais Autonomia. Pode-se voar por várias horas,... ganhar altura e percorrer grandes distâncias, desde que abastecido. O equipamento é transportado em malas com peso total aprox. de 35kg e em voo o Piloto tem total dirigibilidade.

ParaMotor - EstruturaParaMotor - Voo 1ParaMotor Voo 2

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ParaTrike (ParaMotor montado sobre um Carrinho), é a combinação do ParaMotor em um Trike de 3 ou 4 rodas. É um veículo motorizado como o ParaMotor, que proporciona ao piloto e ao passageiro um melhor conforto para realizar todos os procedimentos de voo (decolagem, voo e pouso) e ambos (Piloto e Passageiro) vão sentados. O veículo também é associado à uma boa autonomia de voar independente de uma montanha para decolagem.

ParaTrike Voo 1ParaTrike Voo 2ParaPlano - Derivado ParaTrike

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Asa-Delta, é um tipo de planador composto por tubos de alumínio ou carbono, que proporcionam a sua rigidez estrutural e uma Asa (Vela) feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da asa no ar. A origem deste nome, asa-delta, deu-se pela semelhança da letra grega delta, que tem forma de triângulo, como o formato da asa desta aeronave.

Asa-Delta (Pano Simples)Asa-Delta (Pano Duplo)Asa-Rígida - Derivado da Asa-Delta

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Trike (Asa-Delta com Motor), é um tipo de planador composto por tubos de alumínio ou carbono, que proporcionam a sua rigidez estrutural e uma Asa feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da asa no ar. O Trike nada mais é do que um Asa-Delta reforçada e motorizada. O "Trike" vem da palavra triciclo em inglês (tricycle), ganhando características e finalidades diferentes. De uns anos pra cá, a base do Trike (Skid de apoio e deslocamento) teve sua estrutura modificada para Decolagens e Pousos na água, surgindo então o FlyBoat e o Trike Maram.

Trike ConvencionalFlyBoat - Derivado do TrikeTrikeMaram - Derivado do Trike

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Ultraleve, é um pequeno avião de concepção simplificada, normalmente sem fuselagem e dotado de um motor com algumas dezenas de HP (Horse Power) e que normalmente pesa vazio, menos de 150 kg. É considerado pelo mercado uma boa opção para os aficcionados em aviação para pilotar suas próprias aeronaves. Ultraleve é conhecido tecnicamente pelas siglas UL ou ULM (Ultra Light Motorized).

Ultraleve Convencional 1Ultraleve Convencional 2Ultraleve Cabinado

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Ultraleve Avançado, tem as mesmas carcterísticas de um Ultraleve, porém já com a aparência real de um avião pequeno. Se caracteriza ainda por ter um painel de comandos mais completo, com recursos não disponíveis em ultraleves mais simples. Observação: Na aviação Experimental, temos diversas categorias de aeronaves e a LSA é uma delas. A Aeronave leve esportiva (LSA), do inglês “Light Sport Aircraft” é menor, tem um custo menor e mais fácil de operar do que os aviões de treinamento convencionais.

Ultraleves AvançadosUltraleve Avançado - Flyer / CoyoteUltraleve Avançado

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