Dinamica do AR

Notícias (Newsletter)


Escolha abaixo a Categoria da Notícia

Diretoria SOL faz pronunciamento

Informações sobre Acidentes (Equipamentos, Estimativas,...)

Diretoria da SOL Sports, faz um breve pronunciamento  sobre um dos itens mais discutidos no Brasil, relacionado ao mundo do Parapente. Informações Gerais, Equipamentos, Estatísticas e o Tema Debate.

 

Estimados Pilotos,

No momento ocorre um debate sobre os recentes acidentes e o aumento dos mesmos - gostaria de posicionar nosso pensamento em relação a isto.

Tenho 25 anos envolvidos no vôo livre, tenho visto muitos acidentes e também uma evolução no que diz respeito ao profissionalismo em ensino no vôo  livre, mas como em educação, saúde, transporte, também temos muito a fazer ainda.

No quesito entidades, já tivemos passos a frente e outros para trás - é uma situação que realmente deve ser bem resolvida - porém para isto é só com o real apoio e definição de pilotos e escolas que isto pode se concretizar. Faz-se urgente uma definição final sobre este tema, para que com isto possa haver evolução, correção de rumos e mais resultados práticos para o esporte.

Acreditamos que já existem normas, certificações, procedimentos (ABP  www.abp.esp.br), (ABVL  www.abvl.com.br) e até normas para regularizar os lugares de vôo (ANAC / RBH-104  www.anac.gov.br ) - o que deve ocorrer é fazer valer o que existe - pessoal aprender, comprar e ter assistência através das escolas e em seguida seguir as diretrizes de formação e prática do vôo. Sem as escolas não tem como falar de segurança. Mas as escolas tem que propagar ao máximo estas diretrizes de segurança de forma o aluno sair educado desta fase.

Por sua vez as escolas e pilotos conscientes devem disseminar ao máximo as regras e diretrizes de segurança - quando isto virar a verdade no vôo com certeza os acidentes irão diminuir e o esporte crescer.

Estes acidentes e notícias tem a capacidade de reduzir drasticamente o número de interessados no esporte - então cabe a nós e somente nós os envolvidos de forma profissional no esporte disseminar as idéias e pensamentos corretos.

Os pilotos conscientes também podem se envolver na forma de policiar, disseminar e ajudar nas boas praticas do esporte - com certeza um acidente atinge a todos que tenham alguma ligação com o esporte.

 

Aos Instrutores e Revendedores de equipamentos cabe:

- Procurar vender equipamentos levando primeiramente em conta a segurança e depois os outros quesitos;

- Criar uma fidelidade entre o aluno e voador com a escola;

- Não fazer parecer mais fácil e mais seguro do que é - o esporte somente é seguro se for praticado dentro das premissas de segurança. É como andar de automóvel - respeitado as regras os acidentes seriam reduzidos a muito poucos;

- Não deixar idéias esdrúxulas se disseminarem - DHV 2 mais seguro que 1-2, DHV 2-3 é mais seguro que 2 - isto é passar por cima de órgãos certificadores, 30 anos de experiência estudando, testando e criando regras de certificação - a troca indevida de equipamentos é a razão n.1 dos pilotos pararem de voar - olhem a volta e vejam quantos pilotos diminuíram a sua freqüência ao mudar para 2 ou 2-3 ou mesmo Competition - estudos na França, Alemanha e Suíça mostram que a maioria dos pilotos param de voar por sustos e não por acidente - a maioria exatamente após a troca da vela por um nível superior e desvinculação ou afastamento da escola.

 ---

O Mercado europeu é composto de 20% velas LTF -1, 50% velas LTF 1-2, 15% LTF 2 e o restante se divide entre LTF 2-3, Competitions, Acro e Duplos.

Se o mercado se renova de 5-7% ao ano - significa que o pessoal fica quase 3 anos voando de LTF 1 e que 70% de todos os voadores nunca vão passar do LTF 1-2.

Acredito que tudo deva evoluir - mas não vamos precisar da uma nova lei do álcool ou da tolerância zero para diminuir os acidentes - é só aplicar e disseminar o que existe - não precisamos inventar nada.

 

Bons e seguros vôos a todos,

Ary Carlos Pradi - Diretor.

 

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Dinâmica do AR
© Copyright 2007/2008