Dinamica do AR

Notícias (Newsletter)


Escolha abaixo a Categoria da Notícia

38a. Copa Ícaro 2011 & Regiões

38a. Copa Ícaro (França) e Regiões

Do dia 18 ao dia 30 de Setembro de 2011, viajem para França, 38a. Copa Ícaro (região de Rhone Alpes), Annecy, Chamonix e outras regiões como Suiça (Geneve), Austria (Neustift, região do Tirol), Alemanha (Garmisch-Partenkirchen, região da Bavária).

 

Bom dia Pessoal...

Segue abaixo a descrição do dia a dia de alguns detalhes de nossa viagem de visita a 38a. Copa Ícaro (França) e algumas outras Regiões.

 

18/19.09.11 (Segunda e Terça-Feira)

Saímos de São Paulo/Guarulhos (Aeroporto Cumbica - GRU) no dia 18.09 com destino para Geneve (Suiça) escala em Madrid (Espanha). Inicialmente deu tudo certo, apenas uma pequena complicação em Madrid que fizemos a Imigração e eu havia deixado as passagens de retorno na mala despachada, mas tudo blz. convencemos a Polícia Federal que estávamos a passeio e iríamos retornar.

Chegamos na Suiça na cidade de Geneve (Aeropoto - GVA) no dia 19.09 e logo alugamos um veículo. Um lugar lindo e embora seja verão por aqui, esta chovendo fraco e um friozinho. Hoje 20.09, o dia amanheceu com um lindo Sol e a espectativa de voo esta boa para os próximos dias. Iremos Buscar o Betão e a Luana as 11:00 no aeroporto e depois iremos para Annecy (França) em busca de bons voos. Após irmos ao Aeroporto, fomos direto para Annecy onde fizemos o nosso primeiro voo. Um lugar maravilhoso, espetácular.

 

Vídeo City Tour Guide in Geneve, Suiça

Obs.: Cidade ao redor do Lago Leman entre a Suiça e a França.

 

21.09.11 (Quarta-Feira)

O objetivo era irmos para Chamonix (França - Mont Blanc 4810m) e combinamos com o pessoal de Andradas que ao chegarmos em Chamonix iríamos aguardar por eles na subida do teleférico. Chamonix é uma pequena cidade de 10.000 habitantes dentro de um vale enorme entre a Montanha do Mont Blanc. Existem vários pontos de decolagem e vários teleféricos e assim procuramos primeiro pelo pouso oficial. Do pouso oficial até o teleférico para subirmos tem uma distância de uns 1500m e já fomos subindo, pois o pessoal local nos deixou a entender que depois de um certo horario não conseguiríamos mais voar daquele lado. Para a subida da rampa de decolagem, foram 2 estágios de teleférico onde durante a subida tivemos o primeiro contato com o gelo nas montanhas. Um local espetácular e depois que subimos no segundo estágio já tinhamos gelo nos pés. Logo fomos nos preparando para decolagem. Um voo dentro do vale de Chamonix com um visual lindo... e após o voo todos muito emocionados. Guardamos os equipamentos e converssamos com vários brasileiros inclusive com o Bruno Menescal ex-presidente da ABVL que eu não via a muitos anos e está morando na Polonia a algum tempo. Tivemos um atraso grande do resgate que se perdeu, tinhamos o objetivo de subir até o Mont Blanc que era do outro lado da cidade e o último teleférico subiria as 16:00h, porém sem volta. Chegando o resgate, fomos todos a procura de um local no centro da cidade para paramos e subirmos para uma nova decolagem do outro lado da montanha, sentido Mont Blanc. Antes de chegarmos no Mont Blanc existem vários montanhas, mas devido ao horario ficaria ruim de subirmos até o topo e resolvemos descer no primeiro estágio para decolarmos da decolagem oficial. Outro voo maravilhoso entre os Alpes. Final de tarde um volta no centro de Chamonix para algumas compras e depois um bate-papo em um barzinho no centro da cidade. Valor total para uso de todos os Teléféricos da cidade o dia inteiro, 20 Euros. 

Vídeo Paragliding Annecy, França (região de Rhone Alpes)

Vídeo Paragliding Chamonix, França (região do Mont Blanc)

 

22.09.11 (Quinta-Feira)

Saímos de Geneve (Suiça) e passamos novamente pelo pico de Annecy, conhecendo a área de pouso oficial onde temos as lojas e uma rampa para quem está iniciando no esporte. Esta rampa em Annecy tem uma estrutura impecável, tanto na rampa como no pouso, vocês precisam um dia ter a oportunidade de conhecer tudo isso. Após ficarmos praticamente o dia interiro em Annecy, entre visita a escolas e lojas, fomos para o nosso destino, região de Rhones Alpes, município de Allevard (França). Este é o primeiro dia de feira, porém chegamos apenas a noite na região de Rhone Alpes, municipio de Allevard (França) . Fomos direto para o hotel para acordarmos cedo no dia seguinte.

 

23.09.11 (Sexta-Feira)

Passamos pelo pouso região de Rhone Alpes, município de Lumbin (França), para reconhecimento e depois fomos direto para feira que está no alto da montanha região de Rhone Alpes, municipio de Saint Hilaire du Touvet (França). Chegamos na feira logo pela manhã já com um festa maravilhosa, pilotos de Paramotor voando na área externa dos galpões, vário pilotos mirim fazendo morrinho em uma área ao lado e entramos nos galpões (Entrada para os 3 dias = 6Euros). Os principais fabricantes de Equipamentos e Acessórios do mundo estavam apresentando seus lançamentos e novidades. Tudo ligado ao voo livre, uma festa onde se reunem Fabricantes, Pilotos e Simpatizantes. Várias atrações durante o dia inteiro e depois de andarmos bastante e fazermos nossas compras, ao cair da noite rolou um show de lançamento de balões, mais de 1000 distribuídos entre os participantes da festa. Este evento em especial organizado por brasileiros Baloeiros.

 

24.09.11 (Sabado)

O auge da festa, com a decolagem dos Pilotos fantasiados e atrações durante o dia inteiro entre show de manobras de acro com Parapente, manobras com aeronaves experimentais, aviões... enfim tudo que voa. Mas o Brasil teve um destaque em especial, pois um piloto brasileiro decolou fantasiado de Blue a Arara Azul do filme Rio. Foi uma enorme festa com direito a música brasileira e o hino nacional do Brasil, foi emocionante e diante de muita dificuldade dos pilotos decolarem o brasileiro honrou a bandeira e fez uma decolagem perfeita de alpina. Durante todo o dia tudo estava muito animado e podemos perceber que muitos brasileiros participaram dessa festa. No final do dia fizemos um voo e mais uma vez podemos constatar um visual maravilhoso no pouso um imenso festival de balões...uma coisa incrível de encher os olhos.

Vídeo de Resumo - Parapente/Paragliders - by Ojovolador:

http://youtu.be/3IBbpREPuU8

Vídeo de Resumo - Paramotores & Motores - by Ojovolador:

http://youtu.be/30dPcfGOZd8

 

25.09.11 (Domingo)

Final da feira, chegamos na feira primeiro na área de pouso (região de Rhone Alpes - Lumbin) e ficamos por lá umas 3horas. A área é grande e agradável, nos surpreendemos pelo tamanho da festa e pela organização do aeromodelismo e das aeronaves que alé comunhavam o mesmo espaço juntamente com enormes balões em uma enorme harmonia que nos serve de exemplo. No pouso também apreciamos um bom espaço para gastronomia e compras onde o Marlúcio se fartou. Em seguida subimos para St. Hilaire Du Touvet e apreciamos o último dia da feira e podemos constatar que o número de pessoas já havia diminuído em relação ao dia anterior e no período da tarde muitos estandes já estavam desmontando e para encerrar a festa muito samba para o turma curtir.


26.09.11 (Segunda-Feira)

Acordamos de madrugada para irmos sentido Austria (~600Km), região do Tirol, Vale do Stubai, cidade de Neustift. Chegamos na área de pouso por volta das 15h e tinham vários pilotos de Parapente voando, mas estávamos todos cansados e resolvemos voar apenas no dia seguinte.


27.09.11 (Terça-Feira)

Acordamos cedo e fomos para uma das maiores estações de esquí da Austria no Vale do Stubai, a Stubaier Glestcher. O Marlúcio o Betão e a Luana resolveram subir a um Pico de 3333m (Top of Tirol) Eu e a Elaine ficamos na área de baixo. Depois de umas 2h eles retornaram e fomos todos para a rampa de decolagem de Neustift de teleférico. Um Pico de 1000m e o voo foi muito show, como todos aqui na região do Tirol. No final da tarde fomos conhecer o centro de Innsbruck, onde andamos pelas construções antigas, praça central, margens do rio Inn e tomamos um sorvete bom demais. Retornamos para a casa e amanhã o objetivo será Garmish (Alemanha) uns 130km de Neustift.

 Vídeo Paragliding Neustift, Austria (região do Tirol, vale de Stubaital)

 

28.09.11 (Quarta-Feira)

Acordamos cedo e logo pegamos a estrada. Apesar da distância não ser grande (~130km), queríamos chegar cedo em Garmisch-Partenkirchen (sul da Alemanha, região da Bavária) lá também iríamos conhecer uma das rampas mais conhecidas da Europa. Na área de pouso temos o escritório da fábrica de Parapente UP (Ultralite Products) e logo fomos conhecendo alguns pilotos locais onde nos encaminharam para o teleférico que levaria para a decolagem. Local bem sinistro, fio de alta tensão sobre a decolagem e na parte de trás tem até uma tela para o pessoal não ser arrastado para o abismo no caso de vento muito forte. Este voo em especial foi o mais forte dos últimos dias, tanto Eu como a Elaine fomos para a direita da decolagem e chegamos a bater em térmicas de aprox. 8m/s junto com outros pilotos locais e subimos bem acima da decolagem. Já o Marlúcio e o Betão, decolaram para a esquerda e foram praticamente para o pouso... mas que belo prego, uns 30 min. Após o voo, juntamos os equipamentos rápido para o carro e corremos para visitar o pico mais alto da Alemanha que é bem ali perto. Pico Zugspitze 2962m, uma estrutura turística incomparável, vistas maravilhosas, restaurantes e descemos até um esqui bunda. Para retornarmos, reselvemos ir de trem, mas não foi tão emocionante quanto de teleférico.

 Vídeo City Tour Guide - Garmisch-Partenkirchen, Alemanha

(região da Bavária)

 

29.09.11 (Quinta-Feira)

Saímos tarde da casa para fazermos algumas compras em Innsbruck (Austria) e o objetivo era logo pegarmos a estrada para Suiça, pois o nosso voo de retorno para o Brasil era às 8:15h do dia 30.09 e assim teríamos umas 6:00h de estrada e iríamos passar a noite no Aeroporto de Geneve-GVA (Suiça).

Apesar do perrengue no Aeroporto de Geneve-GVA (Suiça), que estava fechado na hora que chegamos (~23:30h), no final deu tudo certo, a viagem e o retorno foram um sucesso.

 

------------ x ------------

 

Pessoal... devido a vários detalhes da viagem, ficou claro que se tivessemos um guia, tudo seria muito mais fácil, com roteiros mais bem definidos e assim perderíamos menos tempo, aproveitando mais a viagem e os locais de voo.

Para o ano que vem, já estamos providenciando um roteiro bem mais detalhado e caso o custo nãoseja exorbitante providenciaremos também um guia local, com conhecimento das principais rampas da Europa.

 

Para o "Álbum de Fotos", acessem o link abaixo:

38a. Copa Ícaro 2011 & Regiões

 

O Instrutor Reginaldo "Baratta" e a Monitora Elaine Santos "Laine" em nome da Escola de Parapente "Dinâmica do AR", agradecemos a Deus e parabenizamos a todos que fizeram com que esta viagem fosse um sucesso.

 

.

 

Dinâmica do AR
© Copyright 2007/2008